"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".Sl.23;4.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

WEB QUEST PARA ALUNOS

DESAFIOS DAS LINGUAGENS NO SÉCULO XXI



    


         É fato, não dá mais para ficar alheia, tecnologia é realidade do século XXI. O mundo está conectado 24 horas . Tablet,  emails, celular, rede social, temos que ficar ligado. Daqui para frente o profissional da educação que resistir a essa realidade estará longe, de atingir objetivo de ser mediador de conhecimento. Nosso aluno vem para a escola com uma bagagem de conhecimento cibernetico muito significativo. Sendo assim, fazer um planejamento de aula que atinja o interesse do aluno sem que esse passe e tenha o uso das TICs, fica difícil.
          Diante dessa realidade tecnológica nossas crianças estão a frente. Elas tem acesso e gostam muito dessa realidade, internet, elas interagem com o mundo com grande abertura para o novo. Quando chegam a escola se deparam com planejamento tradicional. Precisamos mergulhar de cabeça e nos apaixonar pela maravilha de instrumento e recurso tecnológico que nos trouxe o século XXI. É só ir em frente...
Quando li a entrevista de Pedro Demo que dizia que cultura popular agora é   mp3, dvd, televisão, internet. E que essa é a linguagem que as crianças querem e precisam. Que não exclui texto e que a vida real não é arrumadinha, nosso texto que é assim. Nós ficamos quadrados até por causa desses textos que a gente faz. A gente quer pensar tudo seqüencial, mas a criança não é seqüencial. Ela faz sete, oito tarefas ao mesmo tempo – mexe na internet, escuta telefone, escuta música, manda email, recebe email, responde - e ainda acham que na escola ela deve apenas escutar a aula. Elas têm uma cabeça diferente. O texto impresso vai continuar, é o texto ordenado. Mas vai entrar muito mais o texto da imagem, que não é hierárquico, não é centrado, é flexível, é maleável. Ele permite a criação conjunta de algo, inclusive existe um termo interessante para isso que é “re-mix” – todos os textos da internet são re-mix, partem de outros textos. Alguns são quase cópias, outros já são muito bons, como é um texto da wikipedia (que é um texto de cyclopedia do melhor nível).
     Fiquei muito pensativa quanto a minha pratica pedagógica. Nossa é difícil ! As vezes, mudar, o novo assusta um pouco!
Mas concordo com ele,  acredito que caminhamos para esse novo jeito de escrevermos  e nos comunicarmos.